Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Para Moro, fatiamento da Lava Jato não afeta investigações em Curitiba

Publicado por Weverson Goncalves
há 8 anos

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na 1ª instância, disse nesta terça-feira (27) que a decisão do Supremo Tribunal Federal de fatiar parte do processo originado da operação Lava Jato "não afeta o desenvolvimento" da parte do caso que continua em Curitiba, sob jurisdição dele.

Em setembro, o Supremo decidiu remeter à Justiça Federal de São Paulo parte de uma investigação relacionada a desvios no Ministério do Planejamento, inicialmente conduzida por Moro, que concentrou em Curitiba todos os processos da operação. Questionado à época, Moro afirmou que não se sentia confortável em comentar a decisão do Supremo.

"O Supremo teve as suas razões jurídicas para proferir sua decisão. O Direito não é como matemática. Não existe apenas uma resposta certa para todo caso. Pode-se eventualmente discordar das razões jurídicas, mas isso não afeta o desenvolvimento do remanescente do caso, que continua em Curitiba", disse Moro, que participou de painel em um fórum organizado pela revista britânica The Economist, que discute os desafios políticos no Brasil, em São Paulo.

"Na minha compreensão jurídica, os fatos, entre eles havia uma conexão que permitia, na nossa lei, que Curitiba tivesse jurisdição. Em relação ao fato paralelo, que envolvia supostos desvios no Ministério do Planejamento, o Supremo entendeu que não havia conexão forte com o caso da Petrobras e acabou remetendo para outro juízo", completou o juiz.

Moro também voltou a defender as prisões preventivas decretadas até o momento. "Não tenho nenhuma dúvida de que a opinião pública tem se posicionado a favor dos trabalhos que têm sido feitos", afirmou. "Em processos envolvendo poderosos, a opinião pública é fundamental."

Questionado pelo mediador do painel, o editor da revista Economist, Michael Reid, sobre se houve excesso nas prisões e delações premiadas e se estas seriam uma maneira de "pescar" acusados, Moro respondeu: "Olha, tem vindo bastante peixe". Em seguida, foi aplaudido. "Acho que existe exagero na crítica", afirmou. "Dez pessoas sem julgamento seria um atentado contra o Direito?"

  • Publicações8
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-moro-fatiamento-da-lava-jato-nao-afeta-investigacoes-em-curitiba/248509352

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)